O que torna o seu conteúdo único?

Por Viviane Eduardo

Pergunta difícil né? Porque com ela já vem junto uma cobrança e uma preocupação sobre o que temos produzido nas redes sociais e na internet de um modo geral.

O dia a dia de quem cria conteúdo, seja ele qual for, é sempre cercado de muita pressão e uma busca constante por tentar ser diferente e fazer aquilo que ninguém mais está fazendo.

Mas o que realmente o diferencia dos demais e te destaca na multidão? A missão de criar conteúdo diariamente flui bem pra quem tem facilidade em ser criativo, em se comunicar e dominar certas ferramentas ou pode ser uma verdadeira tortura quando esse não é exatamente seu dom. Quando produzir conteúdo se transforma em um negócio ou na sua forma de ganhar dinheiro, dilemas aparecem todos os dias para fazer sua cabeça explodir e equilibrar essa conta requer bastante resiliência.

Não existe uma fórmula mágica e nem dá pra fazer milagres se essa não for a sua praia, mas algumas dicas bem simples devem ser levadas em consideração:

– Não perca sua essência e nem o seu foco, não importa se tá todo mundo fazendo a mesma coisa e você não quer seguir as trends, você não é obrigado a nada.

– Originalidade nem sempre significa reinventar a roda, ser quem você é faz parte desse pacote e traz um diferencial para o que você produz, mas nem sempre isso tem a ver com ser genial ou brilhante todos os dias e nem o tempo todo

– Não se compare! Essa é uma das piores pragas dos nossos dias e causa uma avalanche de problemas que afetam sua saúde mental. Não se iluda achando que a vida e o trabalho do seu colega ou daquele influenciador ou profissional que te inspira é um mar de rosas, porque não é! Tente seguir produzindo de acordo com suas possibilidades e realidade.

– Tenha constância e se planeje. Independente do tipo de conteúdo que você faça é preciso se organizar minimamente, seja com um calendário editorial, uma agenda ou um aplicativo. Se você encara a produção de conteúdo como uma profissão ou negócio, precisa levar a sério e, além de buscar criar uma rotina, também produzir com frequência e disciplina.

– O simples também importa. Nossa busca por perfeição nos prende a um formato e a um nível de exigência que geram muitas vezes um desânimo em prosseguir na jornada. Quantas vezes talvez você descartou um conteúdo que poderia ter alcançado e conquistado um monte de gente? A mania de fazer um julgamento cruel do que nós mesmos fazemos pode fazer muita coisa boa e interessante parar no lixo. Pegue mais leve com você e valorize aquilo que pode ser bacana pra um público que você nem sonha.

– Pergunte-se: eu consumiria este conteúdo? Este conteúdo está de acordo com a essência do meu trabalho, da minha marca e com a minha própria essência? Não adianta viver de mentirinhas ou de fantasias, a sua vida real, quem você é e seus valores são tudo o que mais importa, o resto é cópia ou fraude. Dentro de você tem um monte de aprendizados, experiências e histórias com significados surpreendentes até pra você mesmo, não duvide da sua capacidade de transformar vidas ou de pelo menos mudar o dia de alguém.

Siga produzindo, mesmo quando os dias não forem bons, faltar vontade ou inspiração. Dê um break se precisar pra respirar, ter um momento de ócio ou de distração, mas depois respire fundo e volte porque você está construindo uma audiência e é ela que vai te provar que você é sim bom no que faz e que tem pessoas todos os dias esperando pra “ouvir” o que você tem pra dizer ou ensinar.

Acompanhe
nossas postagens

Por que não consigo vender o meu show?

A monetização vinda do streaming e do YouTube e a venda de shows são as principais fontes de renda do artista que tem como meta viver exclusivamente da música que produz. Quando falamos do artista independente, que gerencia a própria carreira sem o investimento e o apoio de uma grande gravadora ou produtora, os desafios… Continuar lendo Por que não consigo vender o meu show?

Spotify desmonetiza todas as músicas com menos de mil plays nos últimos 12 meses

Em novembro de 2023, o spotify anunciou suas novas políticas para ajudar a proteger e fortalecer o ecossistema de royalties musicais para artistas profissionais e em ascensão. A partir de abril de 2024, as faixas precisarão atingir pelo menos mil streams durante os 12 meses anteriores para serem incluídas no cálculo do fundo de royalties… Continuar lendo Spotify desmonetiza todas as músicas com menos de mil plays nos últimos 12 meses

A era da monetização no Spotify chegou ao Fim!

Sim, pelo menos como conhecemos um dia, essa época acabou, ou melhor, está para acabar daqui dois meses… É isso mesmo turminha, para susto de alguns e desespero de outros, o site Music Business Worldwide, portal gringo especializado em música, acaba de divulgar essa verdadeira bomba que preocupa a classe artística, em especial os cantores… Continuar lendo A era da monetização no Spotify chegou ao Fim!

Ver todas as postagens

Quer inovar o seu negócio?

Somos uma agência de entretenimento focada em resultados. Entre em contato e descubra!

  • contato@agenciapetra.com
  • (11) 3586-6258
  • Tatuapé - São Paulo, SP - Brasil