Cineasta Paulistano Assume a direção do Programa “Planeta Brasil” da Globo Internacional em Los Angeles

O paulistano Fabiano Caza acaba de ser anunciado como o novo diretor na costa oeste do “TV Planeta Brasil”, programa da Globo Internacional voltado aos brasileiros nos EUA e América Latina.

Caza assumirá a direção e atuará também como filmmaker de um dos programas mais vistos pela comunidade brasileira e latina nos EUA.  A atração, que está no ar desde 2003 e leva informação e cultura mostrando a vida de brasileiros que moram nos EUA, é hoje um dos principais produtos do braço internacional da emissora brasileira. O “Planeta Brasil” tem base em Los Angeles e Miami e tem como apresentadores os atores Erik Marmo e Fernanda Pontes. Caza cuidará em especial da direção do núcleo de Los Angeles (Califórnia) do programa .

Da Zona Leste de SP para a cidade dos sonhos

A história de Fabiano Caza poderia ser facilmente um roteiro de filme, com espaço para drama, aventura e suspense. A vontade de fazer cinema veio ainda muito cedo, quando era um adolescente sonhador, morador da zona leste de São Paulo. Sonho esse que não tinha muito espaço e parecia muito longe de acontecer diante da realidade nua e crua que lhe cercava: conciliar trabalho com estudos e ajudar a família humilde, por muito tempo foi só isso que esteve ao seu alcance.

Mas persistência e determinação são dois adjetivos que definem bem sua personalidade. A caminhada rumo ao seu objetivo maior passou por um enorme aprendizado autodidata e pela luta comum a todo brasileiro que encara de frente os desafios para chegar aonde quer. Casou, graduou-se em televisão, se especializou em pós produção, cursou direção e direção de fotografia, acumulou empregos, viveu experiências em grandes programas da TV aberta brasileira, sacrificou horas de descanso, folgas e momentos junto a esposa e filha para poder juntar dinheiro e enfim dar um de seus maiores saltos, tentar a vida em Los Angeles.

Em 2015 desembarca na cidade do sonhos com sua esposa e filha,  carregando na mala a matrícula em um curso de inglês, o básico de fluência no idioma e ainda  o sonho de poder atuar na área em que sempre manteve seu foco, o cinema. Mas esse era só o começo de uma nova e desafiadora jornada em terras americanas, um lugar onde, apesar das oportunidades, sabia que tinha muito a enfrentar e provar.

Conquistar um lugar ao sol nunca foi problema pra Caza e, mesmo em meio as novidades e estranhezas de estar num novo país, decidiu que iria além de apenas fazer um curso de inglês e se conformar em voltar “um pouco” melhor no idioma para o Brasil. Com a ajuda de amigos, fundamentais nesse capítulo de sua história, conseguiu alguns freelas em produtoras, colaborando e aprendendo junto a realização de filmes publicitários.

Foi ainda nos três primeiros meses na cidade que conheceu um produtor americano e com ele começou a produzir alguns trabalhos. Esse produtor o colocou em contato com um advogado de imigração que o fez acender a principal luz quanto as possibilidades reais de poder tirar um visto de trabalho.

Junto a Labcoat Meerkat, produtora que lhe deu a primeira oportunidade nos EUA, realizou diversos trabalhos e a partir disso muitas outras chances vieram. Atuou como diretor de fotografia e pós produção do filme “Sunshine Underground” e está desenvolvendo projetos de TV para o mercado brasileiro, como a produção do programa de TV “My Sweet L.A” e a série cristã “The Wanderer”. Tantas boas referências o colocaram na mira de um novo longa metragem para o qual foi sondado, com planos de ser rodado em 2018. O filme abordará a escravidão e o tráfico de crianças no Nepal.

O visto de trabalho veio mais rápido do que esperava, resultado do bom trabalho e relacionamentos construídos. “Os produtores do Labcoat Meerkat gostaram muito do meu trabalho no filme que fizemos juntos. Nosso relacionamento profissional se fortaleceu e se estendeu para além de apenas um trabalho e eles toparam ser meus agentes aqui nos EUA. Todo o processo demorou uns nove meses, entre preparar a documentação no Brasil e EUA, com envio e análise de documentações. Uma etapa bastante burocrática mas que teve um final feliz”, conta emocionado.

No meio das comemorações pela saída do visto de trabalho veio a grande surpresa. Caza recebeu de amigos a indicação para fazer o teste de diretor do programa “Planeta Brasil” e resolveu participar do processo seletivo. Passados 4 meses após o teste de direção e entrevista, quando já nem contava mais com a chance de entrar na equipe, foi surpreendido com a notícia de que tinha sido o escolhido para a função.

Sem abandonar os projetos paralelos no cinema, Caza assumirá a responsabilidade de manter a qualidade e credibilidade que um dos programas mais prestigiados da Globo Internacional conquistou ao longo dos últimos anos, dirigindo a equipe da atração em Los Angeles. Para ele, que sempre levou com o máximo de profissionalismo e garra todos os trabalhos que assumiu, essa será uma tarefa honrosa e, claro, desafiadora. Mas ele sabe o que quer e segue com sua visão de unir em sua vida profissional coragem, resignação e humildade. “Tudo se encaixou no momento perfeito, absolutamente tudo. Deus foi maravilhoso comigo e com minha família, gratidão é a palavra que melhor define meu estado de espírito”, conclui.

O “Planeta Brasil” vai ao ar todos os sábados com reprises aos domingos na Globo Internacional.

 

Contato para entrevistas: Agência Petra
São Paulo: + 55 11 2306-1021 / 11 98173-6586 (Viviane) | Los Angeles: +1 (323) 305-9519
Email: contato@agenciapetra.com

Acompanhe
nossas postagens

Por que não consigo vender o meu show?

A monetização vinda do streaming e do YouTube e a venda de shows são as principais fontes de renda do artista que tem como meta viver exclusivamente da música que produz. Quando falamos do artista independente, que gerencia a própria carreira sem o investimento e o apoio de uma grande gravadora ou produtora, os desafios… Continuar lendo Por que não consigo vender o meu show?

Spotify desmonetiza todas as músicas com menos de mil plays nos últimos 12 meses

Em novembro de 2023, o spotify anunciou suas novas políticas para ajudar a proteger e fortalecer o ecossistema de royalties musicais para artistas profissionais e em ascensão. A partir de abril de 2024, as faixas precisarão atingir pelo menos mil streams durante os 12 meses anteriores para serem incluídas no cálculo do fundo de royalties… Continuar lendo Spotify desmonetiza todas as músicas com menos de mil plays nos últimos 12 meses

A era da monetização no Spotify chegou ao Fim!

Sim, pelo menos como conhecemos um dia, essa época acabou, ou melhor, está para acabar daqui dois meses… É isso mesmo turminha, para susto de alguns e desespero de outros, o site Music Business Worldwide, portal gringo especializado em música, acaba de divulgar essa verdadeira bomba que preocupa a classe artística, em especial os cantores… Continuar lendo A era da monetização no Spotify chegou ao Fim!

Ver todas as postagens

Quer inovar o seu negócio?

Somos uma agência de entretenimento focada em resultados. Entre em contato e descubra!

  • contato@agenciapetra.com
  • (11) 3586-6258
  • Tatuapé - São Paulo, SP - Brasil