Por que não consigo vender o meu show?
A monetização vinda do streaming e do YouTube e a venda de shows são as principais fontes de renda do artista que tem como meta viver exclusivamente da música que produz. Quando falamos do artista independente, que gerencia a própria carreira sem o investimento e o apoio de uma grande gravadora ou produtora, os desafios tornam-se ainda maiores!
Se você está na batalha por fechar shows mas tem encontrado dificuldades para isso, uma das razões pode ser o material, ou a falta dele, ponto que interfere diretamente na abordagem junto aos contratantes.
As casas de shows e espetáculos, entidades como o SESC e o SESI e as prefeituras, por meio das secretarias de cultura e fundações, tem cada qual um modus operandi de contratação, o ponto em comum entre todos esses é a exigência dos materiais básicos que vão apresentar o seu trabalho. Selecionamos abaixo os mais importantes deles para você dar um check e listar se já possui ou não e se está com todos eles devidamente atualizados.
RELEASE – Esse é o primeiro e mais importante material, item OBRIGATÓRIO no processo de captação e venda de shows. Se você não tem um release ou tem um desatualizado ou mal elaborado, preocupe-se pois é um erro rude não ter algo tão básico e primordial.
SINOPSE DO SHOW – O contratante precisa saber o que está fechando com você. A sinopse vai sintetizar e reunir as informações essenciais sobre o seu show. O repertório, as novidades, o formato, o conceito, seu show é o produto final, você precisa reunir em um texto todas as informações importantes sobre ele.
BIOGRAFIA – Sua história e trajetória vão compor a sua biografia, tudo o que você realizou no decorrer da sua vida artística precisa constar nesse material. Um resumo que traduz os principais feitos e realizações, seus lançamentos, álbuns, etc.
FOTOS DE DIVULGAÇÃO – Fotos devidamente creditadas, feitas com qualidade profissional e que representem o momento atual da sua carreira.
VÍDEOS DE DIVULGAÇÃO – Vídeos de trechos de shows que retratem suas apresentações e que mostrem principalmente a reação e envolvimento do público. Qualidade de gravação e edição precisam traduzir em teasers toda a atmosfera e emoção do espetáculo.
RIDER TÉCNICO DE SOM E LUZ E MAPA DE PALCO – Com esses documentos essenciais o contratante vai preparar toda a estrutura técnica para que seu show aconteça dentro dos padrões desenhados por você.
Toda vez que você entrega nas mãos de um possível contratante um material incompleto, mau feito ou desatualizado, deixa para trás reais possibilidades de fazer seu show acontecer e ainda corre o risco de fazer um marketing negativo de si mesmo.
Não improvise em cima de algo que é avaliado e exigido pelo seu contratante, não coloque nas mãos de quem não tem responsabilidade ou conhecimento suficiente e nem adie algo que funciona como o cartão de visitas da sua carreira.
Seu material é sua ferramenta de trabalho e se depois de ler tudo você conseguiu entender que esse pode ser o motivo de não estar conseguindo fechar seus shows, isso significa que chegou a hora de colocar a casa em ordem. Vem falar com a gente aqui da Petra para ter finalmente todos os seus materiais criados por quem atua na área do entretenimento e, portanto, sabe o que faz! E bora encher sua agenda de shows ainda este ano!
E fiquem atentos e atentas ao próximo episódio da saga do “artista que não vende shows”: redes sociais, videoclipe e mídia kit, tá tudo em ordem? Fica aí a perguntinha pra você já ir pensando… Em breve num novo post 😉